Postagem Popular

É interessante notar que hoje em dia o termo “protestar” ganhou um sentido essencialmente negativo. Derivado do latim protestari, até meados do século 18 (ou seja, mais de 200 anos depois da Reforma), essa palavra denotava apenas as ideias de confessar, testemunhar, professar e declarar abertamente.
Foi nesse sentido que em 1529 os Estados evangélicos alemães “protestaram” contra a resolução da Dieta de Speyer. A dieta era uma espécie de assembleia convocada pelos reis de uma região. Numa atitude déspota, a dieta alemã havia determinado que, nas regiões de maioria luterana, a minoria católica teria liberdade religiosa, enquanto que nas regiões predominantemente católicas, as minorias luteranas não poderiam exercer a sua fé.
Os luteranos reagiram com a formulação de uma declaração que afirmava as convicções consideradas por eles inegociáveis para o testemunho da fé cristã. Tal declaração repugnava alguns aspectos do catolicismo romano. Foi esse episódio que deu origem ao título “protestantes”, forma como os católicos começaram a tratar os filhos da Reforma.

Outro fato curioso a respeito da nomenclatura “protestante” é que, por muitos anos, a maior parte dos descendentes da Reforma não adotaram tal designação. Preferiam ser chamados de evangélicos ou reformados, expressões que ainda continuam em pleno uso tanto no continente americano como no europeu.
Só quando o termo ganhou o sentido negativo que conhecemos hoje (de “rebelar-se”), começou a ser usado naturalmente para denominar as igrejas não-católicas que não têm ligação com a Igreja Ortodoxa. Isso parece denotar que o protestantismo sempre desejou se colocar como oposição ao conformismo e à incoerência.
Posto isso, o que é ser protestante? E mais: O que é ser um protestante pentecostal?

Ser protestante é pregar e viver os princípios da Reforma. Quais são eles? Sola gratia (só a graça), sola fide (só a fé), sola Scriptura (somente as Escrituras) e sola Deo gloriae (somente a Deus a glória).
Esses quatro lemas básicos sintetizam as verdades de que a salvação é apenas pela graça de Deus, mediante a fé; Jesus é o único mediador entre Deus e os homens; as Sagradas Escrituras devem ser a nossa única regra de fé e prática; e só Deus deve receber adoração.
Nós, protestantes, não aceitamos o primado do papa, o confessionário, o jejum nos moldes clericais e o celibato compulsório. Com base no que nos ensina a Palavra de Deus, não reconhecemos a autoridade papal nem o culto a Maria, mãe de Jesus, ou aos santos. Repugnamos a venda de indulgência (perdão) ou bênçãos, quaisquer que sejam; a supersticiosidade e o uso de iconografia na adoração (imagens); a canonização de cristãos e a salvação pelas obras; a ideia absurda do purgatório e orações ou cultos pelos mortos.
Dos sacramentos ministrados pela Igreja Romana, só administramos, e da forma bíblica, o batismo e a Santa Ceia, que não tem o mesmo significado e liturgia da eucaristia católica. Quanto ao batismo, há igrejas protestantes que se assemelham com Roma na forma de sua aplicação, mas não são maioria e não vêem o batismo como transmissão de graça ou garantia de salvação.
Protestantismo pentecostal
Sociologicamente, o protestantismo é dividido em três ramos: histórico, pentecostal e pára-protestante.
O protestantismo histórico é formado pelas igrejas constituídas a partir da Reforma. São elas a luterana, as reformadas, a presbiteriana, a anglicana, a batista, a congregacional e a metodista. Pára-protestantes são as seitas que se originaram no meio protestante.
A característica principal delas é asseverar que a doutrina que pregam, que vai além das Escrituras, trata-se de uma revelação divina especial que receberam. São exclusivistas. Nesse ramo, temos os mórmons, os adventistas e os testemunhas de Jeová. De forma geral, só essas seitas protestantes são reconhecidas pela Sociologia. As demais são vistas como apêndices do pára-protestantismo.
O protestantismo pentecostal, terceiro e último ramo, é dividido pelos sociólogos em duas classes: pentecostalismo tradicional e neopentecostalismo. O pentecostalismo tradicional, do qual faz parte a Assembleia de Deus, nasceu com o mover do Espírito Santo no fim do século 19, começo do 20.
Vários protestantes de todas as denominações históricas redescobriram e receberam a experiência do batismo no Espírito Santo, com evidência de falar em outras línguas. Tal experiência significava um revestimento de poder do Alto, que possibilita ao cristão o uso de dons espirituais que há séculos haviam sido relegados pela maioria da Igreja. O título “pentecostal” é uma referência ao episódio de Atos 2, ocorrido no período da festa judaica chamada Pentecostes.
No início desse movimento, a ideia não era abrir novas igrejas, mas reavivar o fulgor protestante, fazendo com que os cristãos voltassem a algumas doutrinas esquecidas. Como as igrejas não aceitavam tais manifestações, os cristãos “pentecostalizados”, expulsos de suas congregações de origem, se agruparam e formaram outras igrejas, fazendo nascer o ramo pentecostal, consolidado durante os anos.
O neopentecostalismo surge na década dos 70. As igrejas neopentecostais são caracterizadas, em sua maioria, por modismos teológicos, inconsistências doutrinárias, o uso de elementos de toque na liturgia, a ênfase no exorcismo, teologia da prosperidade, confissão positiva e algumas vezes também sincretismo religioso. Essas práticas constituem um retrocesso aos princípios basilares da Reforma, razão pela qual algumas igrejas neopentecostais mais radicais ou bizarras não são sequer consideradas protestantes ou evangélicas.
Fonte:  CPAD News

A visão sobre pentecostalismo do autor do blog tem origem e definição diferente do contesto ortodoxo teológico contemporâneo.



Cura "imposição das mãos" cerimônia na Igreja Pentecostal de Deus.
Lejunior, en: Harlan County, Kentucky. , 1946/09/15.
Esta imagem provém do Wikimedia Commons

Segundo Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pentecostalismo é um movimento de renovação de dentro do cristianismo, que coloca ênfase especial em uma experiência direta e pessoal de Deus através do Batismo no Espírito Santo. O termo Pentecostal é derivado Pentecostes, um termo grego que descreve a festa judaica das semanas. Para os cristãos, este evento comemora a descida do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus Cristo, conforme descrito no Livro de Atos, Capítulo 2. Pentecostais tendem a ver que seu movimento reflete o mesmo tipo de poder espiritual, estilo de adoração e ensinamentos que foram encontrados na Igreja primitiva.

O pentecostalismo é um termo amplo que inclui uma vasta gama de diferentes perspectivas teológicas e organizacionais. Como resultado, não existe nenhuma organização central ou igreja que dirige o movimento. Os pentecostais podem ser inseridos em mais de um grupo cristão, indo do trinitariano até o não-trinitariano. 


Segundo Daniel Alves Pena.

Na verdade o chamado dia de Pentecostes vem da festa das semanas ou festa das primícias (shavuot), era uma festa agrícola onde cada um antes de usufruir de sua colheita deveria trazer ao sacerdote o primeiro molho e apresentar ao Senhor, esse molho era mexido e queimado como oferta pela benção do plantio e colheita.
A festa era realizada entre maio e junho, pois eram os meses que não choviam em Israel.
O nome pentecostes tem origem no nome (50 dias após) isso deu origem ao nome grego pentecostes. Troca-se o nome, muda a forma e perde-se o original e assim transformaram o dia da entrega das primícias em fogo, poder e por ai vai – Terra!

A festa era realizada nas áreas de colheita e no ano VII a.c, foi levada para Jerusalém pelo rei Josias.

A palavra Pentecostes em grego pentekostos (cinqüenta), cinqüenta dias após a páscoa é celebrada a festa de Shavuot, também conhecida como a Festa das Semanas, festa dos primeiros frutos da colheita. Ela é celebrada cinqüenta dias depois da Páscoa.


O livro bíblico de Levítico descreve-o como segue:
Contareis para vós outros desde o dia imediato ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão. Até ao dia imediato ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então, trareis nova oferta de manjares ao SENHOR. Das vossas moradas trareis dois pães para serem movidos; de duas dízimas de um efa de farinha serão; levedados se cozerão; são primícias ao SENHOR. Com o pão oferecereis sete cordeiros sem defeito de um ano, e um novilho, e dois carneiros; holocausto serão ao SENHOR, com a sua oferta de manjares e as suas libações, por oferta queimada de aroma agradável ao SENHOR. Também oferecereis um bode, para oferta pelo pecado, e dois cordeiros de um ano, por oferta pacífica. Então, o sacerdote os moverá, com o pão das primícias, por oferta movida perante o SENHOR, com os dois cordeiros; santos serão ao SENHOR, para o uso do sacerdote. No mesmo dia, se proclamará que tereis santa convocação; nenhuma obra servil fareis; é estatuto perpétuo em todas as vossas moradas, pelas vossas gerações. Quando segardes a messe da vossa terra, não rebuscareis os cantos do vosso campo, nem colhereis as espigas caídas da vossa sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixareis. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.
Levítico 23:15-22 ARA

Em Atos capitulo 2  Jesus apresentou a primícia de sua colheita, os discípulos.

Entendendo melhor.
Deuteronômio 16.9-12
9  Sete semanas contarás; desde que a foice começar na seara iniciarás a contar as sete semanas.
10  Depois celebrarás a festa das semanas ao SENHOR teu Deus; o que deres será oferta voluntária da tua mão, segundo o SENHOR teu Deus te houver abençoado.
11  E te alegrarás perante o SENHOR teu Deus, tu, e teu filho, e tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está dentro das tuas portas, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão no meio de ti, no lugar que o SENHOR teu Deus escolher para ali fazer habitar o seu nome.
12  E lembrar-te-ás de que foste servo no Egito; e guardarás estes estatutos, e os cumprirás.

Êxodo 23.14-16
14  Três vezes no ano me celebrareis festa.
15  A festa dos pães ázimos guardarás; sete dias comerás pães ázimos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado no mês de Abibe; porque nele saíste do Egito; e ninguém apareça vazio perante mim;
16  E a festa da sega dos primeiros frutos do teu trabalho, que houveres semeado no campo, e a festa da colheita, à saída do ano, quando tiveres colhido do campo o teu trabalho.

Êxodo 34.22
22  Também guardarás a festa das semanas, que é a festa das primícias da sega do trigo, e a festa da colheita no fim do ano.

Levíticos 23.9-14
9  E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
10  Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote;
11  E ele moverá o molho perante o SENHOR, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá.
12  E no dia em que moverdes o molho, preparareis um cordeiro sem defeito, de um ano, em holocausto ao SENHOR,
13  E a sua oferta de alimentos, será de duas dízimas de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta queimada em cheiro suave ao SENHOR, e a sua libação será de vinho, um quarto de him.
14  E não comereis pão, nem trigo tostado, nem espigas verdes, até aquele mesmo dia em que trouxerdes a oferta do vosso Deus; estatuto perpétuo é por vossas gerações, em todas as vossas habitações.

A foice lançada contra as espigas – Deuteronômio 16.9
Reunião de todos – Deuteronômio 16.11
Proibido usufruir da colheita antes da entrega dos molhos – Leviticos 23.14

Em atos 2
1  E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
2  E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3  E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4  E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Todos reunidos
Reunião de todos – Deuteronômio 16.11, compare com Atos 2.1

Mover os molhos, queimar, onde teríamos fumaça e palha em chamas sobrevoando o local (línguas de fogo)
Levíticos 23.9-14
9  E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
10  Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote;  11  E ele moverá o molho perante o SENHOR, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá. (compare com Atos 2.3)

Ou seja, entre maio e junho cada cristão deveria apresentar os frutos de sua colheita na pregação do evangelho e não esperar o poder.  VOCÊ É PENTECOSTAL? CADE OS MOLHOS (ALMAS GRANJEADAS)

Estudo aplicado na CONGREGAÇÃO EM NOVA CAMPINAS 
Por / Daniel Alves Pena

  
“Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento
do que eu”.

OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.
"Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”. ....................................................................................................................................

Deixe uma resposta

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Restauracionismo - DanielPweb - Powered by Blogger