Postagem Popular

Depravação total

depravação total é um dos assim-chamados cinco pontos do calvinismo. Segundo esta doutrina, o homem não regenerado é absolutamente escravo do pecado. Em virtude disto, ele é totalmente incapaz de exercer sua própria vontade livremente para salvar-se. Assim, no que diz respeito à salvação, este homem depende da obra de Deus, que deve vivificá-lo a fim de que este possa crer em Cristo.

Eleição incondicional

Eleição incondicional, é uma doutrina do Calvinismo, e faz parte dos assim chamados Cinco pontos do calvinismo. Segundo essa doutrina, ao criar o mundo Deus escolheu algumas pessoas para a salvação, de acordo com seus próprios propósitos e sem levar em conta a virtude, mérito, ou fé nessas pessoas.
Esta doutrina foi, primeiramente, registrada na Confissão Belga (1561), reafirmada nos Cânones de Dort (1619) e está representada em várias confissões reformadas.

Resumo da doutrina

Na teologia protestante, eleição é considerada como um dos elementos da predestinação, em que Deus escolhe alguns indivíduos para serem salvos. Os eleitos receberão misericórdia, e aqueles que não forem eleitos receberão a justiça.
No Calvinismo, esta eleição é chamado de "incondicional" pois a sua escolha para salvar alguém não depende de qualquer coisa inerente à pessoa, de qualquer ato que a pessoa realize ou crença que a pessoa exerce. Com efeito, segundo a doutrina da Depravação total (o primeiro dos Cinco pontos docalvinismo), a influência do pecado foi tão grande no indivíduo que ninguém está disposto ou é capaz de vir ou seguir a Deus se Deus primeiro não regenerar o coração dessa pessoa, a fim de dar-lhe a capacidade de amá-lo. Assim, a escolha na eleição é baseada exclusivamente na vontande soberana de Deus e não mediante as ações previstas do homem.
A posição reformada é combatida pela doutrina arminiana da Eleição Condicional, na qual a escolha de Deus para salvar uma pessoa é condicionada ao conhecimento divino dos eventos futuros, a saber, que alguns indivíduos exerceriam a fé e a confiança em resposta a oferta de salvação de Deus.

Expiação (visão limitada)

Expiação limitada ou particular é uma doutrina do Calvinismo que diz que Cristo morreu para salvar pessoas determinadas, que lhe foram dadas pelo Pai desde toda a eternidade.
Segundo esta doutrina, portanto, sua morte foi totalmente eficaz, porque todos aqueles pelos quais ele não morreu receberão a justiça de Deus, quando forem lançados no inferno, e todos aqueles pelos quais ele morreu serão salvos.

Vocação eficaz

Vocação eficaz ou graça irresistível é uma doutrina do Calvinismo segundo a qual a graça divina é irresistível para os crentes, isto é, o Espírito Santo acaba convencendo e infundindo a fé salvadora neles.
Segundo esta doutrina, portanto, Deus é soberano e pode sobrepujar qualquer resistência humana, mais especificamente a resistência humana à salvação. Pois, se a doutrina da depravação humana é verdadeira, o homem nunca teria fé a não ser que a isso fosse coagido.
Segundo a Confissão de Fé de Westminster, Deus salva os crentes "iluminando os seus entendimentos espiritualmente a fim de compreenderem as coisas de Deus para a salvação, tirando-lhes os seus corações de pedra e dando lhes corações de carne, renovando as suas vontades e determinando-as pela sua onipotência para aquilo que é bom e atraindo-os eficazmente a Jesus Cristo, mas de maneira que eles vêm mui livremente, sendo para isso dispostos pela sua graça".

Perseverança dos santos

Perseverança (ou preservação) dos santos é uma doutrina do calvinismo, também conhecida como "eterna segurança". A doutrina afirma que, uma vez que Deus é soberano e Sua vontade não pode ser frustrada por seres humanos ou de qualquer outra maneira, aqueles a quem Deus tenha posto em comunhão com Ele continuarão na fé até ao fim. Aqueles que aparentemente caírem estarão em uma das duas hipóteses: ou nunca tiveram a fé verdadeira, ou irão certamente retornar à comunhão com Deus em algum momento adequado.

OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.
"Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”. ....................................................................................................................................

Deixe uma resposta

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Restauracionismo - DanielPweb - Powered by Blogger