Postagem Popular

As guerras hussitas envolveram as ações militares contra e entre os seguidores de Jan Hus na Boémia do período de 1420 até cerca de 1434.
O movimento hussita assumiu um caráter revolucionário imediatamente depois de a notícia da morte de Hus (a 6 de Julho de 1415) ter chegado a Praga (Hus foi condenado como herege pela Igreja, sendo posteriormente condenado à morte na fogueira por um tribunal secular). Os cavaleiros e nobres da Boémia e da Morávia, descontentes com a Igreja Católica enviaram ao Concílio de Constança um protesto (2 de Setembro de 1415), conhecido como o "protestatio Bohemorum", o qual condenava a execução de Hus numa linguagem clara e forte. As palavras "protesto ou protestante" não possuíam ainda o mesmo significado histórico que lhes são modernamente atribuídos. A atitude de Sigismundo, rei dos romanos, que enviou cartas de ameaça aos Boémios declarando que ele trataria de afogar todos os seguidores de John Wycliffe e Jan Hus, irritou fortemente a população.

O Conflito Armado

Os hussitas resistiram a uma série de cruzadas lançadas contra a Boêmia e tiveram fôlego suficiente para realizar incursões na direção da Polônia e da Alemanha. Seus principais chefes militares foramJan Zizka (1360-1424) e Procópio, o Calvo (1380-1434).

Utraquismo

Utraquismo (do latim sub utraque specie, ou seja, "em ambas as espécies"), é uma corrente de pensamento cristão que afirma que a Eucaristia deve sempre ser administrada a todos os fiéis em "ambas as espécies ", ou seja, pão e vinho. Na prática de algumas igrejas, principalmente católicas, tradicionalmente apenas os sacerdotes bebem o vinho consagrado durante a celebração.
Historicamente, os utraquistas foram uma facção dos hussitas, seguidores do teólogo rebelde Jan Hus, que foi condenado à morte pela fogueira em 1415.
Após um período de conflito militar, especialmente na antiga Morávia,2 , o utraquistas se reconciliaram com a Igreja Católica. Os Utraquistas eram uma facção moderada dos hussitas (em contraste com os taboritas mais radicais). Os Utraquistas eventualmente se uniram a Santa Sé e derrotaram os Taboritas na Batalha de Lipany em 1434.
No entanto, o utraquismo sobreviveu sob a forma de vários surtos de reforma da Igreja, até que em 1920 se formou a Igreja hussita checoslovaca de forma independente.

Referências

  1. D. MacCulloch, Reformation: Europe's house divided, Penguin Books, Londres, 2004, pág. 37.
  2. C. Grimberg, Historia Universal: Los siglos del Gótico, Ediciones Daimon, Madrid, 1973, págs. 83-87.
  • Grimberg, Carl (1973), Historia Universal: Los siglos del Gótico, Ediciones Daimon, Madrid, ISBN 84-231-0585-7
  • MacCulloch, Diarmaid (2004), Reformation: Europe's house divided, Penguin Books, Londres,ISBN 0-140-28534-2
  • Nĕmec, Ludvík (1975), The Czechoslovak Heresy and Schism: the emergence of a national Czechoslovak church American Philosophical Society, Philadelphia (EE.UU.), ISBN 0-87169-651-7

Taboritas

Os Taboritas eram membros de uma comunidade cristã, considerada herética pela Igreja Católica. Situados na cidade boêmia de Tábor durante as Guerras Hussitas do século XV. O movimento de reforma religiosa na Boêmia levou a várias seitas. Começando com as seitas mais radicais foram:Adamitas, Taboritas, orebitasutraquistas e pragueiros. O impulso da revolução nasceu a partir da queima de Jan Hus, para simplificá-los, muitos escritores colocaram estas seitas sob o nome dehussitas.
A ala radical e revolucionária mais ampla do movimento de reforma social e religiosa dos hussitas, os seguidores de Jan Hus, queimado na fogueira em Constança, em 1415, os taboritas foram combatidos pela Igreja Católica e a nobreza feudal, depois de uma guerra de quase duas décadas, que pode exterminá-los. A comunidade dura trinta anos, então se desfez após a derrota na Batalha de Lipany em 30 de maio de 1434, quando de 13 a 18.000 homens foram mortos.

OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.
"Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”. ....................................................................................................................................

Deixe uma resposta

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Restauracionismo - DanielPweb - Powered by Blogger